Adesivos Oficiais nas Capas ou Tira do Plástico e Cola na Capa? Por Dimas Marques

Olá, amigos, hoje é dia do Disco de Vinil! Em homenagem, decidi atualizar minha coluna hoje, quinta-feira, e o tema é bastante polêmico pra maioria, e vai me render muitos apedrejamentos.

Estou falando dos adesivos oficiais, que vem grudado nos plásticos que lacram as capas. E sim, eu arranco do plástico e colo nas capas!

Imagem1

Algo bastante comum hoje em dia, com as prensagens novas, os adesivos sempre estiveram presentes nos lançamentos, seja nos vinis, ou nos Cd’s. Geralmente servem de propaganda pra chamar a atenção do cliente, indicando que aquele lançamento contém determinadas músicas que já haviam sido lançadas como faixas de trabalho.

Imagem2

Em relação ao vinil, vemos muito adesivos indicando uma prensagem de “alta qualidade”, 180 gramas, e afins.

Imagem3

Eu já vi, no caso dos Cd’s, adesivos que vinham colados diretamente na caixa de acrílico, porém, grosso modo, eles vem no plástico de lacre; já no vinil, é regra que eles venham nos plásticos, até porque são adesivos da gravadora, selo, ou fábrica, porém, há casos raros em que venham diretamente na capa. Creio que, se for um adesivo da banda, algo que faça parte da arte do álbum, venha colado na capa.

Imagem4

Há casos, e bem comuns no caso do vinil, em que as informações da gravadora vem impressa diretamente nas capas.

Imagem5

Em todo o caso, eu sempre gostei de ter esses adesivos grudados na capa, pra mim, faz parte da concepção do produto, não sendo necessariamente parte da arte conceitual. Fico puto da vida quando tento tirar o adesivo e ele rasga, aí já era.

E aí, será que existe alguém tão maluco quanto eu, que faça a mesma coisa?

Sobre Dimas Marques

Historiador e apaixonado por música.
Galeria | Esse post foi publicado em Histórias do Dimas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

